Nossa História

Quem chega na Associação Beneficente Amigo Germano é recebido logo com um sorriso de um dos muitos dos trabalhadores da Casa Espírita. Afinal, é ali que os frequentadores se reúnem não apenas para o aprendizado, mas principalmente a prática dos ensinamentos de Jesus.

Conhecida pelo seu perfil acolhedor, a instituição completa 56 anos de fundação em 30 de Setembro de 2020. A história teve início no final da década de 50, quando Waldomiro Ítalo Maguollo começou a realizar as primeiras reuniões entre familiares em sua casa para a difusão do conhecimento espirita com a ajuda e tutoria de Diomar Zeviani.

Foi nessa época em que Milton, filho do seu Ítalo, passou a participar desses primeiros encontros de culto do Evangelho no Lar e prestar atendimento como dentista voluntário no Lar das Crianças, onde conheceu dona Lola Zancaner. Devido ao acontecimento de fenômenos mediúnicos que Milton Maguolo não conseguia entender, ele solicitou a dona Lola que o levasse até Uberaba para tentar um encontro com Chico Xavier.

Na ocasião, Chico, que nunca havia conhecido Milton anteriormente, pediu que ele se aproximasse pois tinha um recado da espiritualidade. E foi assim, em torno dos seus 28 anos de idade, Milton ouviu do médium que ele tinha uma tarefa em Catanduva: a de fundar uma casa espírita em uma região muito carente da cidade.

A ajuda veio a seu tempo, quando o benfeitor Benedito Zancaner doou o terreno que hoje abriga a Associação Beneficente Amigo Germano. A construção era feita aos finais de semana pelas mãos de voluntários, inclusive dos próprios idealizadores. E, nessas simples edificações, tudo começou. Posteriormente vieram o Hospital Mahatma Gandhi e a Creche Irmã Sheila, que atualmente atende diariamente em período integral em torno de 150 crianças.

Hoje, a Casa Espírita é referência não apenas em Catanduva mas também na região. Sua atuação abrange Atendimento Fraterno, Padaria, Sopa, Biblioteca, Evangelização Infantil, Farmácia Fitoterápica, Aplicação de Passes, Grupos de Estudos Doutrinários, Grupos de Atividade Mediunica, Eventos, além é claro das Palestras para a propagação da doutrina espírita.

Somente através da união fraterna é possível construir um futuro melhor a todos os que buscam a Casa e levar uma pequena fagulha de luz em benefício dos semelhantes, missão abençoada deixada por nosso irmão maior, Jesus.

O sonho, idealizado por Milton, só é possível graças à colaboração dos incansáveis trabalhadores e apoio da espiritualidade que a cada dia edificam mais um degrau em direção à lei maior: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.